jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2021

CNJ autoriza a implementação do “juízo 100% digital”.

Alex Rodrigues Alves, Advogado
Publicado por Alex Rodrigues Alves
há 8 meses

Por meio da resolução 345 de 09/10/2020 o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) autorizou a implementação do “Juízo 100% Digital”.

No “Juízo 100% Digital”, todos os andamentos e atos processuais serão praticados, exclusivamente, por meio eletrônico e remoto por intermédio da rede mundial de computadores. Por exemplo, as audiências e sessões no “Juízo 100% Digital” serão realizadas exclusivamente por videoconferência.

Não será obrigatória a adesão ao “Juízo 100% Digital”, sendo que a escolha por este deverá ser exercida pela parte demandante (autor da ação) no momento da distribuição da ação, podendo a parte demandada (parte ré) opor-se a essa opção (pelo “Juízo 100% Digital”), até o momento da contestação (defesa). Após a contestação e até a prolação da sentença as partes poderão uma única se retratarem quanto a tal escolha pelo “Juízo 100% Digital”

Portanto verificamos que o juízo 100% digital é um grande avanço para nossa justiça, uma vez, que poderá proporcionar menores custos e maior agilidade aos processos, além de facilitar o acesso ao judiciário.

Alex Rodrigues Alves - OAB/DF 46260. E-mail: alexralves@alexralves.com.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)